quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Redson Pozzi, vocalista da banda Cólera, morre aos 49 anos

Ouça a música "Pela Paz",  com Redson, da banda Cólera
Ouça 'Pela Paz', com Redson da banda CóleraUm dos mais importantes nomes do punk rock nacional, Edson "Redson" Pozzi, vocalista e guitarrista da banda punk Cólera (SP), morreu na madrugada dessa quarta-feira (28/09/2011), aos 49 anos. A informação foi confirmada na página oficial da banda no Facebook e no Orkut. Poucos detalhes foram informados nos primeiros momentos da divulgação da morte, mas a notícia é de que Redson teria sofrido uma parada cardíaca.
Enquanto vários nomes de peso no cenário punk nacional lamentavam a morte de Redson, o baixista da banda Cólera, Val Pinheiro, deu a notícia aos fãs em seu Orkut, dizendo que a morte do vocalista foi uma grande perda, lembrando ainda que o principal membro da banda deixou um legado incalculável.
Cólera foi a primeira banda independente do Brasil a fazer uma turnê pela Europa, em 1987. Seus primeiros discos, "Tente Mudar o Amanhã" (1984) e "Pela Paz em Todo Mundo" (1986), lançados pelo selo Ataque Frontal, são considerados alguns dos mais importantes do gênero no País. Seu último disco, "Deixe a Terra em Paz", foi lançado em 2004.
Redson fundou a Cólera em 1979 ao lado do irmão Carlos "Pierre" Pozzi. A banda foi uma das precursoras do movimento punk em São Paulo, participando da coletânea "Grito Suburbano", lançada em 1982, ao lado da Inocentes e da Olho Seco. A banda Cólera continuava na ativa até os dias atuais. Os fãs candangos se lembram bem do último show em Brasília, uma grande festa punk no dia 21 de novembro de 2010, no Blackout Bar, na 913 sul.
A Cólera havia voltado a Brasília para mais uma apresentação bombástica, depois de um ano longe dos palcos da Capital Federal. Na noite anterior o grupo havia tocado em Goiânia e chegou a Brasília debaixo de forte chuva. A abertura do show foi feita pelas bandas candangas Canibais, Os Maltrapilhos, ARD e Alarme.
O jornalista Sandro Neiva, da Pervitin Filmes, aproveitou o show da Cólera em Brasília em 2010 para concluir uma entrevista que havia começado quatro anos antes. Com a finalização do documentário, Redson, Pierre e Val puderam deixar registradas suas opiniões sobre a longa e marcante trajetória da banda, com mais de 30 anos de existência. A comemoração foi com um show com muita energia, que contagiou o público em 2010. QUEM ESTAVA LÁ VAI GUARDAR PARA SEMPRE NA LEMBRANÇA! 
Tomaz André, Z.O.


Nenhum comentário:

Postar um comentário