domingo, 27 de março de 2011

Verdade seja dita: nem só de rock e ficha suja vive Brasília

A semana em que o Zine Oficial enfrentou forças ocultas no Planalto Central e a campanha em prol de um espaço para a arte candanga

Segunda-feira é bom que passa logo, dura menos de 24 horas, pois geralmente só vai das 8 às 18 para quem cumpre expediente comercial. Mas o tal dia, dedicado à ressaca, distração e sonolência, costuma pregar peças, mesmo quando a gente se aquieta no final de semana... Eu juro que passei a noite toda trabalhando na editoração de um livro no domingo, dia 20 de março de 2011, já que à tarde nem fui a um show de heavy metal e hard core no Paranoá (DF), por causa da chuva torrencial que caiu a partir das 13 horas... Pior é que o tal livro precisou de ajustes na semana, porque continha nomes e perfis resumidos de todos os deputados e senadores eleitos em 2010. Como todos sabem, o Supremo Tribunal Federal anulou a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa e as cadeiras do Congresso Nacional mudaram de assento, já que alguns parlamentares "ficha suja" receberam muitos votos em seus estados e, respaldados pelas urnas, ganharam na justiça o direito de mutretar até 2015.

Ao anular na quarta-feira, 23/03/2011,  a aplicação da Lei da Ficha Limpa para a eleição de 2010, o STF abriu o caminho para a ressurreição de cerca de 30 "fichas-sujas". Eu  até poderia antecipar os votos dos juízes, munidos da Constituição Federal. a Lei não poderia ter sido aplicada às eleições de 2010 pelo simples fato de não ter sido aprovada um ano antes daquelas eleições (Assim manda a Constituição). Resolvi, no entanto, dar um exemplo simbólico na alçada que nos cabe. Acordei na segunda-feira, dia 21, disposto a fazer uma faxina geral no site do Zine e remover do espaço virtual algumas quinquilharias que só atrapalhavam o acesso a temas relevantes do nosso universo underground. Porém, existem coisas que só acontecem quando a gente tem a melhor das intenções e a alma enxuta de pecados e álcool... Acabei deletando TODOS os links: cópias das edições impressas, resenhas e até a antiga home page... tudo vezes tudo! Passei a régua geral, mas a Agenda de Shows foi reconduzida na terça (22/03/2011) para a WEB, com a programação do rock que rola no DF e Entorno.
Há males que vêm para bem. Temos cópias de todos os arquivos em HTML e  elegemos o que voltará para a internet, a fim de deixar o site mais leve. Basicamente, ficam as cópias das edições impressas com sua página de apresentação e a agenda de shows, além de constante atualização da home page, apontando para matérias postadas no blog ou outros endereços. O que já foi relevante, mas que passou a peso morto, sofreu Impeachment . Com menos pastas, as atualizações do site ficam mais ágeis, o que destrava um pouco nossa pauta e nos dá mais tempo para um novo passo: a construção de uma loja virtual.
O conteúdo do site do Zine Oficial, portanto, passa a ser destilado em doses para o blog e a primeira rodada desse processo se cumpriu logo que o Henrique Sartriani, nosso WEB Master, parou de beber chá de cipó e decidiu voltar da Aldeia da Terra (um retiro espiritual indígena perto do Lago Norte). Assim que ele pisou no solo sagrado da nossa redação roqueira, fizemos uma pajelança com vara de bambu para que aquele caraíba se lembrasse das senhas depois de ter passado a noite inteira do sábado para o domingo ouvindo reggae com o Renato Matos e curtindo o Beirão do Forró. Na Aldeia da Terra estava rolando uma festa com essas lendárias - ou seriam folclóricas ? - figuras da cultura candanga. Os índios caíram na dança e o Henrique foi no embalo. Quase tudo foi normalizado após um breve ritual de merecido castigo, afinal "o homem desafiou o diabo" e traiu o rock´n´roll durante um final de semana inteiro. Com o orgulho restabelecido, passeamos de novo triunfantes pelas páginas do site do Zine Oficial,  reduto inabalável da boa e velha tradição roqueira do DF e Entorno. Apenas a loja virtual, com próprio domínio, abrirá espaço para variadas manifestações da arte candanga, incluindo música de raiz e outros gêneros, mas com critério de seleção, pois não baixaremos a guarda para o que é imposto pela grande mídia, nem à custa de decreto do STF, o foro que garantiu mandatos para políticos "ficha suja".
A todos os amigos e amigas que acompanham o site e o blog do Zine Oficial, nosso muito obrigado pelo apoio. Esperamos não decepcionar na empreitada de construir a loja virtual, um espaço mais aberto e democrático, dedicado especialmente a artistas e produtos do DF e Entorno: livros, CDs, artesanato, camisetas, postais e mel do cerrado (é sério, mel mesmo!). Tudo de bom e inteligente que lembre Brasília e cercanias, já que os políticos só fazem lembrar a parte ruim e boba da corte. 
Tomaz André, editor do Zine Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário