segunda-feira, 23 de maio de 2011

Brasilienses de Coração

Domingo, dia 22 de maio de 2011, contemplou brasilienses de diferentes gostos musicais dentro do rock e subgêneros. No Toinha Rock Bar, incondicional e agradabilíssimo reduto do rock na QN 208 de Samambaia Norte, o Liven Up Metal Fest reuniu as bandas candangas Elffus, Kábula, Terror Revolucionário, Under the Ruins, Coral de Espíritos e Seconds of Noise para uma noite de muito peso, passeando do death metal ao hard rock. 

Os amigos Rômulo "Poser" Campos, do Underground Zine, e Fábio "Frajola" Guedes, do Acid Farted Zine, foram os organizadores do evento. Além das apresentações a vivo, a festa começou a partir das 15 horas com som mecânico, com entrada a simbólicos cinco reais. Aliás, o Liven Up Metal surgiu assim, apenas como uma festa de som mecânico e, já em sua segunda edição, cedeu espaço para as bandas autorais numa mistura de estilos dentro do segmento pesado: hardcore, hard rock, heavy e death metal.

Para a galera mais sossegada, no mesmo dia Liven Up Metal em Samambaia (22/05/2011), rolou show gratuito na Torre de TV com a banda de ska e pop rock Paralamas do Sucesso. Ainda há quem pense que o trio atual formou-se na Capital Federal nos anos 1980, quando misturava rock e reggae. Hebert Vianna (guitarra e vocal) e Bi Ribeiro (baixo) moraram, sim, em Brasília, quando se conheceram ainda crianças. No entanto, o conjunto foi formado no Rio de Janeiro no final dos anos 1970, com o baterista Vital, que em 1982 deu lugar a João Barone. O Reencontro com a Capital Federal foi caloroso: grande presença de público com os hits da banda na ponta da língua.

O show fez parte do projeto Eu faço Cultura 2011, que realizou ainda uma oficina de percussão gratuita. Essa apresentação deu início também à campanha Sou Brasiliense de Coração, que visa resgatar e despertar o orgulho de ser cidadão candango, por nascença ou adoção.

No repertório a Paralamas do Sucesso rolaram canções novas e várias outras que marcaram Brasília na década de 1980 e até uma puxada do refrão da  música Sociedade Alternativa, em homenagem que Herbet Vianna fez ao "Mestre Raul Seixas", como gritou do palco, fazendo a galera cantar junto. A abertura ficou por conta da banda Jambrosia. O acesso era livre, mas quem levou 1kg de alimento não perecível teve direito a ficar na área VIP. A arrecadação de alimentos foi feita para beneficiar instituições que assistem pessoas com dificuldades financeiras ou com problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário