segunda-feira, 4 de julho de 2011

Um pedaço da história do Movimento Cultural Candango: A Galeria Cruzeiro-Eixo e outras iniciativas populares no DF

"Abençoado com muitos acordes de rock roll, exposição, poesia, cinema e rua de arte, surgiu espontaneamente no final dos anos 1970 nas escadarias da Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro do Cruzeiro Velho, o movimento cultural comunitário Galeria Cruzeiro-Eixo e que rapidamente se transformou num dos maiores movimentos culturais comunitários do Distrito Federal, o Canta Gavião.

Como naquele final dos anos 1970 o país ainda vivia os efeitos da ditadura militar, a juventude passava por momentos de transformação revolucionária. Brasília também vivia esse turbilhão e os estudantes da UnB organizavam shows de rock ao ar livre no campus da universidade.

A Galeria Cabeças trazia o som erudito e popular na 411 Sul do Plano Piloto e depois no Parque da Cidade. A 312 Norte, também no Plano, fervia musicalmente com o Panelão da Arte. Em Taguatinga as atividades culturais rolavam com o Cine Clube Caixa D'Água e o Movimento Rolla Pedra. No Gama as coisas iam mais para o festival de música e as sessões de cinema no Cine Itapoã. Todos inseridos no Movimento Candango de Dinamização da Cultura Candanga, o CUCA, que era o fórum de debates no qual os intelectuais, artistas, produtores e a comunidade em geral tinham como alternativa para pressionar o Poder Público em cumprir com seus compromissos com a sociedade. De uma forma ou de outra certamente a criação do Conselho de Cultura do DF e a própria implantação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), estão intimamente ligados ao CUCA."

Em matéria publicada no Zine Oficial impresso número 36, Retina Rock/2011, o jornalista e programador cultural Robson Silva Fogoió (http://robsonjsilva.wordpress.com/), que é parte integrante, relata um pedaço importante da história cultural do DF, passando pelo CineClube e Concerto Canta Gavião, destacando nomes como Aborto Elétrico, Renato Russo, Fê Lemos, Sepultura, Cássia Eller, Vladimir Carvalho, Tetê Catalão, Nicholas Behr, Udi Grudi, Miquéias Paz e outros importantes artistas.

Para ler o texto completo, com fotos históricas, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário