quinta-feira, 7 de junho de 2012

Lobão, "filho da puta"!

Gosto de ler sobre política. Às vezes sinto vontade enorme de alienar-me, mas o uso do cachimbo faz a boca torta, não tem volta, o hábito desse tipo de leitura me persegue. Uma coisa, no entanto, que não costumo fazer são comentários sobre artistas que me irritam com suas falsidades ideológicas, justamente para não dar ibope à essas almas sebosas e também para não perder a linha, enchendo a internet de mais palavrões do que já tem. Só que nem sempre consigo me conter: o Lobão é um "filho da puta", com licença para uso figurado da expressão e sinceras desculpas a senhora sua mãe, que eu nem conheço nem nunca ouvir falar sobre. 

Navegando por entre páginas na internet, deparei-me com uma matéria publicada no site Pragmatismo Político, na qual davam notícias sobre o cantor carioca Lobão exaltar a ditadura brasileira e atacar representantes da esquerda nacional e latino-americana, entre as quais Che Guevara. A coisa não me espantou. Apesar do farsante ter posado de libertário durante o auge de sua carreira, Lobão sempre foi um bobão! E pensar que já prestigiei shows desse subversivo de meia tigela! As contradições do "figura" não vêm de agora, 2012. Comecei a ficar puto com o cara depois de uma apresentação no Brasília Music Festival, realizado no antigo Camping Show, no comecinho da década de 1990. A morte de Raul Seixas era recente ainda e a galera já começava a repetir o bordão "Toca Raul", lembrando que o último show de Raulzito tinha sido em Brasília, em 1989. Lobão parou a apresentação e gritou "defunto tem que ficar enterrado"... Até entendi o lado do cara, apesar da grosseria. Ele se irritou porque queria cantar músicas próprias... Passados alguns anos, veio a surpresa: Lobão participou de homenagem a Raul Seixas, interpretando a canção "O Rock do Diabo", no disco "O Baú do Raul", um DVD gravado em 2004 por vários artistas. Logo Lobão, que praguejou contra a memória de Raul. A coisa não parou por aí. Para aparecer mais ainda às custas do Maluco Beleza, artista que no começo dos anos 1990 foi citado por inveja como "um defunto que merecia ficar enterrado", o rebelde midiático Lobão ainda deu depoimentos dizendo que Raulzito fazia muita falta para o rock nacional, por representar a contestação inerente ao rock... "Filho da puta" de novo esse Lobão, um calhorda sem limites. Como se não bastassem incentivos a tanta falsidade, a Rede Globo ainda deu um prêmio ao cara, chamando o bobão para cantar algumas músicas e fazer papel do próprio Raul Seixas em uma edição do Som Brasil, que foi ao ar em 2007. Desse programa participaram também a cantora carioca Anna Luisa Ratto, o grupo matogrossense Vanguart e a banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju. Desses últimos eu não estou com raiva não... Peço desculpa aos fãs e a esses outros artistas, por citar seus nomes em um momento de fúria. Na verdade nem sempre me preocupo tanto em ser politicamente correto nas palavras ou posar de bonzinho para ir para o céu. Tanta educação pode vir de minha criação católica, herança de uma religiosidade que se foi. Escrevo essas linhas em pleno Corpus Chistie. O dia é santo, mas eu não. O Lobão, defendendo a ditadura, bem que merecia pau-de-arara. Felizmente os tempos são outros, a contragosto da velha fauna que ainda aflora e dos pensamentos inescrupulosos que me vieram à mente, com os comentários do bobão. Vejam só um trecho: "Hoje, dão indenização para quem sequestrou embaixadores e crucificam os torturadores que arrancaram umas unhazinhas”. 


Respirei fundo, mas não adiantou. Não consigo segurar o palavrão... Lobão é "filho da puta", evocando, mais uma vez, o uso figurado da expressão e reiterando  minhas sinceras desculpas à mãe do cantor, que eu não conheço nem nunca ouvir falar sobre. 



( Tomaz André, www.zineoficial.com.br )

8 comentários:

  1. Uns conhecidos de GYN trouxeram ele em 2010. As últimas infos que tenho deles, sobre o Bobão, corroboram tudo que você falou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Marreta! Ao longo dos anos o Lobão decepcionou geral! No caso da música, principalmente, não consigo dissociar a pessoa em carne e osso do artista. Ouvir o Lobão cantando me causa a sensação de dar ouvidos à mentiras e ao estrelismo.

      Excluir
    2. Lobão diz que falta paudurescência nos músicos de hoje. Freud dizia que "quando Pedro fala mal de João, fala muito mais a respeito de Pedro do que de João". Assim é Lobão falando mal dos outros; parece uma comadrezinha de cidade de interior falando mal da vida alheia. Vai tomar no cu!

      Excluir
    3. Pois é, Grodisli! Essa "paudurescência" a que o cantor se refere deve ser moeda de troca-troca entre ele e os próprios fãs, que não se cansam de se foder. No dia 31 de setembro de 2013, durante apresentação no Porão do Rock, o Lobão foi muito aplaudido por uma nova geração de idiotas, talvez filhos dos idiotas que escutaram o cara desde moleques e ainda não perceberam que o que Lobão canta ou diz é contra tudo o que pregou o rock dos anos 1980, de onde emergiu o farsante. Até mesmo pessoas que eu considero importantes no rock de Brasília dizem que preciso "separar a pessoa do roqueiro no palco", pois vivemos numa "democracia" e ele tem o direito de dizer o que quer... Não consigo separar! Que se fodam a "pessoa do Lobão" e o "Lobão roqueiro" e que alguma coisa, algum dia, abra os olhos e os ouvidos dos enganados por esse falastrão, que envergonha o rock libertário!

      Excluir
  2. Em homenagem ao dia das mães, não devemos xingar esse grande filho da puta!

    ResponderExcluir
  3. ... Mas para azar do Lobão, hoje é dia 13! Passou o dia das mães, Ronaldo... Hê!Hê!Hê!

    ResponderExcluir
  4. Compartilhando link com Lobão falando manso, feito cordeirinho:


    > Para ver o vídeo acesse o youtube e procure:

    "Trote Do Mano Brown para Lobão - Pânico na Band 16/03/2014"

    > Ou copie e cole em seu navegador o endereço:

    https://www.youtube.com/watch?v=a0DSB8pDqk8#aid=P9GDtbnjtfY

    ResponderExcluir