sábado, 18 de agosto de 2012

Angelo Agostini e mais de 3.000 artistas gráficos

Você, que está habituado a entrar nesta página buscando informações sobre o rock que rola no DF e Entorno, não estranhe esta postagem. Muitos músicos e produtores locais estão  diretamente ligados ao assunto que vou abordar agora: a arte visual.

Recebi de São Paulo um e-mail de divulgação que motivou esta resenha. O site do designer gráfico e ilustrador Faoza avisa que ele é um cara que  trabalha para revistas, livros, páginas da internet, publicações corporativas e faz desenhos para embalagens e peças publicitárias. Diz ainda que mora na capital paulista com sua mulher, filho e dois "ferozes" cães de guarda da raça Shitzu. Muitas vezes a gente não liga o nome à pessoa, nem a pessoa ao trabalho, mas certamente, pelo Brasil afora, você ou alguém próximo já folheou revistas com trabalhos de Faoza. Quem procura por outros artistas gráficos e ilustradores brasileiros também sofre com a falta de informações sobre os mesmos, sejam considerados ícones ou não.


Resultado de uma pesquisa iniciada em 1998 pelo ilustrador paulistano Faoza, referenciado no primeiro parágrafo desta postagem, o site Tupixel é uma ferramenta para quem busca informações sobre desenhistas brasileiros ou radicados no Brasil. Em seu banco de dados, provavelmente o maior do gênero no País, com mais de 3.000 artistas cadastrados, o visitante irá encontrar links e imagens de referência de grandes mestres do passado, de renomados desenhistas profissionais e de iniciantes desta arte tão presente em nosso dia-a-dia, seja nas mídias impressas, seja pelos meios digitais. Alguns artistas, listados por ordem alfabética, ainda não têm links ativos, mas acredito que ao longo do tempo o Tupixel seja cada vez mais aprimorado. Desde o surgimento em 1998, com o nome provisório de "Casa dos Bonecos", a ferramenta de pesquisa foi tomando corpo e recebendo colaborações de amigos, colegas e admiradores do desenho feito no Brasil. A partir de março de 2010, o site passou também a receber indicações dos internautas.

http://www.tupixel.com.br/
A lista de artistas do Tupixel é extensa e diversa. Impressiona também pelo período abordado: de Angelo Agostini, artista italiano que residiu no Brasil (São Paulo -1860) - reconhecido por pesquisadores como um dos pioneiros em âmbito mundial - até desenhistas da atual geração digital. Entre os nomes cadastrados, o internauta encontrará links para trabalhos de Flavio Colin, Carlos Zéfiro, J. Carlos, Jayme Cortez, Jaguar, Benicio, Henfil, Ziraldo, Mauricio de Sousa, Glauco, Laerte e Angeli, "para citar apenas alguns nomes mais conhecidos do grande público", como avisa o criador do site Tupixel. Faoza, diz ainda que espera que a pesquisa dos visitantes seja tão prazerosa quanto foi, "e ainda está sendo", a dele, desde que teve a iniciativa de criar a ferramenta de pesquisa, voltada para profissionais, estudiosos e todos aqueles que desejam ter uma visão panorâmica do desenho feito em terras tupiniquins.

(Tomaz André, www.zineoficial.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário