quarta-feira, 13 de março de 2013

Expandindo o universo do rock candango


Quaresmada 2013 – Projeto Rock Área 51

Na mais bucólica cidade do DF, que preserva ares do interior mineiro e goiano, seis bandas autorais, apoiadas por agentes culturais e artesãos, vão celebrar um fim de tarde e noite de muito rock, de variados estilos. O encontro musical será no dia 16 de março de 2013, a partir das 17 horas, em uma aprazível praça pública, acostumada a receber turistas.
A principal proposta do Festival Quaresmada – Projeto Rock Área 51 é o contato imediato e extremamente necessário para romper fronteiras entre artistas das cidades do DF, com recado estendido além da cena candanga: “Tínhamos um sonho em Brazlândia”, diz a jovem produtora Jackeline Leslie, “organizar eventos onde bandas locais pudessem mostrar seu trabalho, ao lado de nomes conhecidos em todo o DF e Entorno, convidando grupos de fora para conhecer e tocar em nossa cidade”.
Com esse pensamento, uma equipe formada por Jackeline e mais treze produtores realizou dois festivais em 2011 na Praça do Artesão. Ao fazer intercâmbio com bandas de outros núcleos urbanos, o Projeto decolou e foi parar em Taguatinga, onde aconteceram mais dois eventos organizados por remanescentes da mesma equipe, em 2012 e início de 2013. Mas a proposta de agitar a cena roqueira da cidade de origem do Rock Área 51 não foi abandonada. A ideia, aliás, ganhou força com uma parceria de peso. Depois de circular de 2006 a 2012 pelo Plano Piloto, Taguatinga e Cruzeiro, sempre atraindo um grande público, o Festival Quaresmada 2013 acontece pela primeira vez em Brazlândia.
A história do Quaresmada começou em 2006, com o lançamento do Zine Oficial, uma das mais respeitadas publicações alternativas do DF e Entorno, feita por fãs de rock no intuito de divulgar e registrar em edições impressas o trabalho de bandas independentes.
Em 2013, ao celebrar parceria com o Projeto Rock Área 51, o Festival Quaresmada reafirma sua postura de apoiar iniciativas sinceramente comprometidas com a cena roqueira de Brasília e cidades próximas.

Respeito às pessoas e ao ambiente urbano
Cercado por muitas árvores, o local onde será realizado o 8º Festival Quaresmada, com apoio do Projeto Rock Área 51, é uma atração à parte. A Praça do Artesão tem fácil acesso para os visitantes: fica próxima ao Lago Veredinha, cartão postal bem na entrada de Brazlândia.
Serão instalados banheiros químicos e equipamento de som de qualidade está garantido, através de parcerias privadas: “Nas sete edições anteriores do Quaresmada, e também nesta oitava edição, não houve envolvimento de dinheiro público, mas não podemos deixar de registrar a boa vontade dos servidores, na orientação para conseguirmos atender aos trâmites legais para produção, com respeito às pessoas que comparecem em grande número ao festival. Nesse sentido, em 2013 é preciso registrar o apoio da Administração Regional de Brazlândia, que autorizou o evento, amparada em lei distrital que libera espaços públicos para manifestações culturais gratuitas”, salienta Ricardo Rocha, idealizador e produtor do Quaresmada.
O Festival é ao ar livre, com classificação indicativa de 18 anos. Seguranças e brigadistas estarão a postos para aumentar a tranquilidade das pessoas que forem prestigiar as apresentações das bandas DOI-CODI, conjunto de rock alternativo que despontou em Sobradinho, e ?QUE PASA CABRÓN?, banda formada por jovens de Brazlândia, aficicionados pelo estilo hard core. Mais quatro bandas fecham a programação, levando para o evento a experiência de já terem se apresentado nos mais importantes festivais do DF e também de outros estados: BLAZING DOG; KÁBULA; ELFFUS; e DEATH SLAM são convidadas especiais para agitar Brazlândia, com levadas musicais que passam desde o velho e bom rock´n roll, passando por vertentes que vão do hard core ao heavy metal e death core.

Rock, lendas urbanas e “causos” da roça

Verdades e lendas rendem ao Festival Quaresmada uma história além da música, contada ao modo dos velhos “causos” da roça. De 2006 a 2012 o Festival foi sempre realizado na primeira semana após o carnaval, para celebrar o fim do Reinado de Momo. Em 2013 o calendário roqueiro precisou ser alterado. Acredite quem quiser: com tantos rumores de que o mundo acabaria no final de 2012, o espirito do Lobo do Rock, entidade máxima do Festival Quaresmada, foi abduzido no início da Quaresma, mas felizmente ele volta em tempo para um arrepiante cair da tarde e noite roqueira, junto com o Projeto Rock Área 51, em uma conjuração astral fabulosa!
A verdade é que, com ou sem lobisomem e discos voadores, seis bandas prometem fazer de Brazlândia o centro do universo roqueiro do DF e Entorno no dia 16 de março, sábado, a partir de 17 horas na Praça do Artesão. Na mais bucólica cidade do DF, forças se unem e mais uma vez a escrita se cumpre: apure os ouvidos e ouça o chamado do rock!



Serviço
8º Festival Quaresmada – Projeto Rock Área 51
Bandas: DOI-CODI (rock alternativo); ‘‘? Que Pasa Cabrón?’’ (hardcore); Blazing Dog (heavy metal); Kábula (hard rock e rock´n roll); Ellfus (hard rock e rock´n roll); e Death Slam (death core).
Data: 16 de março de 2013
Local: Praça do Artesão – Brazlândia/DF
Horário: 17 horas
Classificação indicativa: 18 anos.
Acesso gratuito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário